Notícias

08-11-2019

Pintura de silos em aço galvanizado: por que e como fazer.

Legenda

A galvanização é um processo químico de revestimento do ferro ou do aço com o zinco. Esse tipo de procedimento oferece ao metal uma camada de proteção contra a ferrugem e a corrosão de maneira eficiente e econômica. Em virtude de seu excelente custo-benefício, o aço galvanizado é, hoje, o material mais utilizado para a construção de silos.

Por que pintar silos de aço galvanizado?

Ao oxidar, em vez de desenvolver rachaduras ou corrosão, o zinco desenvolve um filme protetor contínuo que impede a passagem do ar e da umidade, evitando que a reação de oxidação prossiga até o aço. No entanto, apesar de durável, essa camada protetora tem tempo de vida útil e demanda manutenção frequente. 

Especialmente no caso dos silos,  altamente expostos ao atrito e às ações do tempo, é necessário que as chapas galvanizadas sejam pintadas a cada três ou quatro anos,  o que renova essa película de proteção e evita perdas em maquinário. 

Como pintar silos de aço galvanizado?

Se os seus silos apresentam manchas brancas ou vermelhas, significa que o processo de oxidação do aço galvanizado já foi iniciado. Nesses casos, é necessário realizar o seguinte processo de pintura, tanto na parte externa, quanto na parte interna dos silos.

1 – Lixamento: com uma escova de aço ou lixa para metal, remova a superfície das áreas afetadas pelas manchas. 

2 – Limpeza: de preferência com um lava-jato, realize a remoção de todos os resíduos da parte interna e externa dos silos.

3 – Aplicação de fundo: preparada a superfície do aço galvanizado, é hora de aplicar o fundo base para a retomada do estado do zinco. Nesse caso, o produto mais indicado é o Fundo Galvanizado da Tintas Nobre, desenvolvido especialmente para essa finalidade. Além de retomar a proteção conferida pela chapa zincada, o produto promove uma excelente aderência para a pintura de acabamento.

4 – Aplicação de acabamento: aplicado o fundo, é hora da pintura propriamente dita. A superfície de silos demanda alta resistência, pois é afetada na parte externa pelos efeitos do tempo e na parte interna pela abrasão dos produtos agrícolas. Com isso em vista, o produto mais indicado para a pintura é o Acabamento PU Acrílico da Tintas Nobre, que oferece alta resistência física e química, dureza e flexibilidade para ambientes industriais agressivos. 

A aplicação dos produtos para fundo e acabamento deve ser realizada com a pistola. No caso de silos verticais de altura elevada, para a sua segurança, é necessário que uma empresa especializada em rapel de pintura seja contratada.

Gostaria de receber mais dicas de pintura industrial? Acompanhe nossas redes ou entre em contato conosco. Até a próxima!

Leia também