Notícias

01-07-2019

Cuidados com a pintura no inverno

Legenda

Parece simples, mas o sucesso da pintura depende de diversos fatores. Seja um profissional da área ou um pintor de fim de semana, a hora de pintar é importantíssima. Além de afetar a estética e o acabamento da superfície, problemas na hora da pintura podem diminuir a durabilidade, resistência da tinta, acarretando em retrabalho.

O inverno exige ainda mais atenção na hora de iniciar a pintura. O clima frio e úmido não é o ideal para fazer um trabalho com acabamento 100%. E aí vai a primeira dica, escolha dias secos e com temperatura amena para pintar. Em condições médias de umidade e temperatura a tinta reage melhor e tende a proporcionar melhor cobertura e rendimento.

 

Pintura em metal

A pintura em metal requer cuidados que antecedem a aplicação da tinta. É fundamental preparar a superfície para receber a tinta:

  • Lixamento das peças até que percam o brilho;
  • Limpeza das peças com pano úmido;

Aplicação do Primer que vai preparar a superfície para a aplicação do acabamento. Para isto oferecemos três opções:

  • Fundo Galvanizado Nobre – promove aderência sobre superfícies de aço galvanizado e chapas zincadas, canaletas, condutores, calhas, chapas lisas e onduladas e painéis de propaganda;
  • Wash Primer Amarelo Nobre – especificamente como primer promotor de aderência sobre metais não ferrosos como: alumínio, aço inoxidável, galvanizados e outros. Pode receber diversos tipos de acabamento opcionais de acordo com a necessidade do cliente.
  • Primer PU Acrílico 6008 Nobre – proporciona alta resistência física e química, excelente aderência, dureza, flexibilidade e alta proteção ao intemperismo, indicado para implementos agrícolas e rodoviários, carrocerias de ônibus e repintura de frotas.

Após a secagem pode-se iniciar a aplicação da tinta. Para isto oferecemos três opções:

  • Acabamento PU Acrílico 6008 Nobre – indicado para pintura em ambientes industriais agressivos, indústria química, papel e celulose, petroquímica, estruturas metálicas, implementos agrícolas e rodoviários, carrocerias de ônibus e repintura de frotas;
  • Laca Acrílica Nobre – indicado para em telhas, tijolos, pedras, metais ferrosos, galvanizado e alumínio;
  • Tinta Galvanizada Nobre – indicado para ambientes internos, utilizado em pintura e repintura de estruturas metálicas, canaletas, condutores, calhas, chapas lisas e onduladas.

 

Pintura em alvenaria

A recomendação de não pintar em dias de chuva só é válida para áreas externas. Para áreas internas é possível executar a pintura de paredes sem perdas. O sucesso da pintura está vinculado a umidade do ar e a temperatura.

Importante escolher dias em que a temperatura se mantenha entre 10°C e 40°C e que a umidade do ar não seja superior a 85%. Ao pintar em condições climáticas desfavoráveis é importante escolher tintas a base d’água, que têm a secagem mais rápida. As tintas a base de solvente demoram mais para secar.

A aplicação incorreta da tinta ou a falta de tempo para secagem correta da tinta nas superfícies pode acarretar em manchas.

Pintura em gesso

A pintura em gesso requer cuidados em relação ao tempo de cura do gesso, que leva em média, de 15 a 20 dias. Após este período pode-se aplicar a Tinta Acrílica para Gesso Nobre, que é indicada para proteção e decoração de superfícies internas de gesso e drywall. Caso não seja respeitado este tempo a pintura pode ficar amarelada.

Tempo de secagem

Cada produto reage de maneira diferente conforme sua formulação e a superfície que foi aplicado. É importante ler atentamente às instruções de uso na embalagem. Utilizando o método de pintura adequado e escolhendo o dia correto para pintura o acabamento e a durabilidade serão garantidos.

Ficou com alguma dúvida e não tem certeza de qual é o produto ideal para sua necessidade? Fale agora mesmo com um de nossos consultores, eles podem lhe orientar para as melhores práticas para o sucesso da sua pintura.

Leia também