Notícias

29-07-2019

Como preparar o piso para aplicação de Tinta Epóxi

Legenda

O piso é elemento chave na composição de ambientes, seja por sua estética, seja por sua funcionalidade. Em ambientes industriais a qualidade do piso e seu revestimento faz toda a diferença para o andamento dos processos. A manutenção adequada garante durabilidade, resistência e boa aparência, mesmo nos ambientes da fábrica que mais tem circulação.

Antes de partirmos para os cuidados antes da aplicação, é importante salientar que a pintura do piso requer tintas específicas. De nada adianta pintar o piso com tintas não apropriadas, desta forma podem ocorrer rachaduras, falta de homogeneidade e problemas com a impermeabilização.

Por isso, indica-se utilizar ACABAMENTO EPÓXI PARA PISO NOBRE, com ele a superfície terá ótima resistência a umidade e abrasão. Pode-se aplicar em pisos industriais em ambientes agressivos, como indústria de papel e celulose, açúcar, álcool, química e petroquímica.

Preparando o piso para pintura

Como em qualquer pintura, a preparação da superfície para receber a tinta é um dos segredos para garantir acabamento impecável, durabilidade e resistência. Desta forma, o primeiro passo é fazer a limpeza do piso, com escova, água e sabão, removendo resíduos de gordura, óleo ou poeira. Em alguns casos faz-se necessário o uso de ácido muriático para limpezas mais pesadas.

É preciso remover quaisquer resíduos da superfície, como marcas de borracha, por exemplo, pode ser necessário o uso de lixas. A decapagem do piso também faz parte da preparação. Nela são abertos os poros do concreto para receber a pintura epóxi. Depois da superfície pronta é hora de finalizar a limpeza com rodo para remover o excesso de água.

Deixe que o chão seque completamente. Qualquer umidade vai prejudicar a boa aplicação e fixação do Epóxi.

É hora da aplicação

A regra básica é seguir as instruções da embalagem, cada fabricante pode ter seu passo a passo de aplicação, de acordo com a composição do seu produto. Seguem as nossas dicas:

  • Usando um rolo de pintura de 2,0 cm com um cabo de extensão, aplique o material no piso.
  • Certifique-se de que há material suficiente no rolo, e se ele começar a secar, mergulhe-o novamente no balde de mistura.
  • Faça a aplicação rapidamente, pois os epóxis têm um tempo de trabalho de curta duração.

Dicas

  • A preparação é mais do que metade do trabalho.
  • Otimize seu trabalho com uma lixadeira profissional e um sistema de aspiração livre de poeira.

Avisos

  • Certifique-se de que você tem ventilação adequada durante todas as etapas.
  • Certifique-se de usar equipamento de proteção de acordo com as instruções do rótulo do produto que você estiver usando. Incluindo, mas não limitado, a botas de borracha, luvas de borracha, proteção para os olhos, camisa de manga comprida e calças compridas.

Materiais Necessários

  • Materiais de limpeza, dependendo da condição do piso de concreto
  • Recipientes para mistura e ferramentas
  • Acabamento Epóxi para piso Nobre
  • Equipamento de segurança

Siga as dicas de aplicação e garanta resistência, durabilidade e acabamento ao seu piso industrial. Até a próxima!

Leia também