Notícias

08-10-2019

Carroceria de caminhões: o passo a passo de como pintar

Legenda

Pintar carrocerias para caminhões requer alguns cuidados e produtos especiais. A suscetibilidade a impactos e a alta exposição ao sol e à chuva exigem preparos e acabamentos específicos para que a pintura não seja danificada com facilidade. Confira abaixo o passo a passo do processo para que o seu caminhão fique com aparência de novo por um longo tempo.

 

As etapas da pintura de carroceria para caminhões

 

Passo 1 – Preparo

Em primeiro lugar, é necessário desmontar a carroceria e remover as faixas refletoras. Todas as peças devem ser lavadas e expostas ao sol para secar bem. Esfregar uma esponja de aço nas partes metálicas pode auxiliar na remoção das áreas oxidadas.

 

Passo 2 – Lixamento

Toda a carroceria deve ser lixada a fim de remover resíduos de pintura antiga e nivelar a superfície da madeira. Quando finalizado o lixamento, deve-se passar um pano úmido para remover o pó e deixar secar novamente.

 

Passo 3 – Aplicação de fundo base

Antes de realizar a pintura propriamente dita, é essencial aplicar o fundo base ideal. Existe uma variedade de produtos para esta etapa, cada um com seus benefícios específicos para cada tipo de uso do veículo. 

Para a maioria dos casos, o Primer Sintético Carrocerias da Tintas Nobre é o produto mais indicado, pois fornece proteção anticorrosiva e alto poder de selagem para a madeira. Por possuir excelente aderência a materiais ferrosos, o Fundo Acabamento Acetinado é a melhor alternativa para proteger as partes metálicas contra a ação da luz, da água e do tempo.

Para caminhões que transportam produtos que podem danificar a carroceria através de processos mecânicos ou químicos, indica-se o uso do Primer PU Acrílico na madeira. Além de fundo, o produto é um catalisador, o que acelera a secagem e cura do esmalte sintético da etapa posterior, melhorando a dureza e resistência química e física da película de tinta formada. Nesses casos, as partes metal-mecânicas da carroceria devem ser protegidas com duas demão de Primer Epóxi Tintas Nobre, um fundo endurecedor para metais de altíssima resistência contra a corrosão.

A aplicação dos produtos é realizada de forma mais eficiente com a pistola, mas também pode ser realizada com rolo de lã de textura baixa.

 

Passo 4 – Pintura e Acabamento

De secagem extra-rápida, alto-brilho, bom alastramento, alta resistência e dureza, o Esmalte Sintético Carrocerias da Tintas Nobre é o produto mais versátil, tanto para a pintura, quanto para o acabamento de carrocerias de madeira para caminhões. 

A aplicação deve ser feita, ou com a pistola convencional, ou com a airless. É necessário tomar cuidado para não aplicar tinta em excesso para não comprometer a qualidade do acabamento. Pressione a pistola aos poucos, sempre em movimento. Caso a tinta escorra, uma boa dica é o uso de papel para a remoção do excesso, basta pressioná-lo contra a área.

Para proteção extra em áreas sujeitas a batidas, o Emborrachamento da Tintas Nobre é o produto ideal. O acabamento oferece aspecto texturizado de alta resistência, dureza e flexibilidade. Tanto para a madeira, quanto para as estruturas metálicas, o Acabamento PU Acrílico é o acabamento extra mais indicado para os veículos que transportam produtos agressivos, como os da indústria química. 

 

A Tintas Nobre oferece uma linha completa de produtos para pintura industrial. Conte conosco na pintura da carroceria de madeira para o seu caminhão. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e saiba mais.

 

                 

Leia também